A Câmara de Comércio serve como uma ponte! Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil (China) e Vereador São Paulo promovem conjuntamente intercâmbios econômicos e comerciais entre Zhuhai, Macau e São Paulo

 

 

Em 16 de abril,2025, Felipe Marin Rocha, vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil (China), liderou membros da Câmara CDNBC, juntamente com Vereador da cidade de São Paulo Israel Nantes Santos, uma delegação de 12 membros  , para participar da Conferência de Intercâmbio Econômico e Comercial China (Zhuhai, Hengqin, Zona de Cooperação Profunda Guangdong-Macau, Macau) - Brasil (São Paulo).

Este evento econômico e comercial é coorganizado pela cidade de Zhuhai, pela Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau de Hengqin e pela Região Administrativa Especial de Macau, com o objetivo de promover intercâmbios e cooperação aprofundados entre as duas partes nas áreas econômica e comercial.

Na reunião de intercâmbio, a cidade de Zhuhai se tornou o foco da atenção de todas as partes com suas vantagens únicas e amplas perspectivas de cooperação. Autoridades relevantes da cidade de Zhuhai destacaram que, como vanguarda da reforma e abertura da China, Zhuhai tem 10 portos nacionais de primeira classe e sua rede comercial cobre mais de 230 países e regiões ao redor do mundo. Zhuhai espera se tornar um ponto de apoio importante para o Brasil na China. Ao combinar a poderosa rede de transporte aéreo internacional em Hong Kong e Macau e o "círculo logístico de uma hora" construído pela Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, os dois lados aprofundarão sua cooperação na cadeia industrial e de suprimentos nas áreas de logística de aviação e plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço, além de trabalharem juntos para expandir um espaço de mercado mais amplo.

A Zona de Cooperação Profunda Hengqin Guangdong-Macau atraiu muita atenção devido à sua posição estratégica central na Grande Área da Baía. A pessoa relevante responsável pela zona de cooperação enfatizou que a Zona de Cooperação Profunda Hengqin Guangdong-Macau tem vantagens de localização únicas e ricos dividendos políticos, o que trouxe às empresas brasileiras oportunidades de investimento muito atraentes, como "tarifas zero" e "baixas taxas de impostos". Esta série de políticas preferenciais ajudará as empresas brasileiras a se estabelecerem em Hengqin e a alcançar benefícios mútuos e resultados positivos para todos.

 

微信图片_20250419011524.jpg

Li Zaosen, membro do Gabinete de Promoção de Investimentos da Região Administrativa Especial de Macau, disse que Macau aproveitará ao máximo o seu posicionamento único como uma "plataforma de serviços de cooperação económica e comercial China-Portugues" e fornecerá apoio integral às empresas brasileiras para entrarem no mercado chinês através das áreas de finanças, exposições, turismo e assim por diante. Ao fortalecer a colaboração com Zhuhai e Hengqin, promoveremos conjuntamente a construção de um padrão de desenvolvimento coordenado de "indústria + serviços" com o Brasil e promoveremos o compartilhamento de recursos e vantagens complementares entre todas as partes.

 

Após a reunião, o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil (China), vereador e membros da câmara  deram as boas-vindas calorosas à delegação visitante liderada pelo diretor Wu Chuangwei do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Zona de Cooperação Profunda Hengqin Guangdong-Macau no salão de recepção da Câmara Municipal de São Paulo. O Sr. Ricardo Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, participou da reunião.

 

Os dois lados tiveram uma discussão aprofundada sobre a dotação de recursos do Brasil, o sistema industrial e o status de desenvolvimento e vantagens únicas de Hengqin. A rota de voo direto "Zhuhai-Brasil" recentemente inaugurada se tornou um tópico quente de comunicação entre as duas partes. Este "canal dourado" no mar começa no Porto de Gaolan, passa pelo Estreito de Malaca e pelo Cabo da Boa Esperança e vai diretamente para nós importantes, como o Porto de Santana, no Brasil. Ela abrange as principais áreas de produção de minerais e produtos agrícolas do Brasil e o cinturão industrial do nordeste, se estende aos mercados emergentes da América do Sul e abre um caminho novo e eficiente para trocas econômicas e comerciais entre os dois lugares.

 

Tendo em vista as vantagens significativas de Hengqin em apoio político, plataforma de cooperação com a Macau e fundação industrial, e levando em conta os ricos recursos naturais do Brasil (como recursos minerais que fornecem suporte sólido para o desenvolvimento industrial, e vastas terras aráveis ​​geram ricos recursos de produtos agrícolas), um enorme mercado com enorme potencial (fornecendo amplo espaço de desenvolvimento para vários produtos e serviços) e um sistema industrial maduro nas áreas de agricultura e mineração, os dois lados concordaram que, por um lado, eles devem atrair ativamente empresas brasileiras para se estabelecerem em Hengqin e fazer uso das vantagens políticas de Hengqin e das vantagens da plataforma da Macau para alcançar a modernização industrial e a expansão dos negócios; por outro lado, eles devem incentivar as empresas locais de Hengqin a investir e iniciar negócios no Brasil, aproveitar ao máximo os recursos e as vantagens de mercado do Brasil e promover uma cooperação profunda entre os dois lados em uma gama mais ampla de campos.

 

Esta atividade de intercâmbio econômico e comercial é de extraordinária importância. Não é apenas um evento de relacionamento comercial entre regiões, mas também uma prática vívida de adaptação à tendência de integração econômica global. Ao integrar as vantagens exclusivas de Zhuhai, Hengqin e Macau com as indústrias de recursos de São Paulo, Brasil, uma ponte de cooperação intercontinental será construída.

图片1.png
微信图片_20250418094853.jpg

O Sr. Ricardo Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, participou da reunião e recebeu a delegação da  Zona de Cooperação Profunda Hengqin Guangdong-Macau.

 

微信图片_20250418094904.jpg
”4/01/2020“ Na tarde da última terça-feira presidente Bobby chi e o vice-presidente Felipe Marins Rocha da Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil e China visitaram a Prefeitura do Município de Tietê  e  foram recebidos pelo Prefeito do Município, Vlamir Sandei, em seu gabinete, onde foram discutidas diretrizes e possíveis investimentos para o futuro da cidade.
Ler mais

 

 

 

 

 

 

24/01/2020 Formalizar um intercâmbio entre o Rio Grande do Norte e a região administrativa de Macau, na China, foi o objetivo da audiência desta sexta-feira (24) entre a governadora Fátima Bezerra e o presidente e vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil-China (CDNBC), Chi Rongbiao e Felipe Martins Rocha. Eles convidaram oficialmente o Governo do RN para o Fórum Internacional de Turismo que acontece no próximo mês de abril, em Macau. “A China trabalha com planejamento e alta tecnologia. É o país que mais cresce no mundo e está presente no RN nos setores de energia eólica, solar e petróleo”, destacou Fátima. Ela considera a China como um dos parceiros prioritários e lembra que recentemente o país abriu seu mercado para a importação do melão produzido no RN. A governadora disse aos visitantes que o Rio Grande do Norte tem mercado aberto ainda para investimentos em mobilidade com implantação e operacionalização de linhas de metrô, VLT's e trens. Lembrou também que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda a viabilidade da implantação do VLT em Natal e região metropolitana. "Nosso objetivo é trazer empresas chinesas ao RN. Temos interesse na fabricação de produtos para as áreas de energias renováveis, serviços e Turismo”, informou Rongbiao.
Lei mais
“20/01/2020”Intercâmbio chinês e emenda parlamentar são temas de reunião no Brasília Ambiental
Estes foram os principais temas tratados durante reunião, nesta segunda-feira, entre o presidente do Brasília Ambiental, Edson Duarte, o presidente em exercício da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rodrigo Delmasso, o deputado distrital Martins Machado, o presidente e Vice Presidente da Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil-China, Bobby Chi e Filipe Marin Rocha e a administradora do Guará, Luciana Quintana

Ler mais

a governadora Fátima Bezerra e o presidente e vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil-China (CDNBC), Chi Rongbiao e Felipe Martins Rocha na Reunião.

 

fibra.jpeg
“ 21/01/2020” Reunião com Presidente da FIBRA - Jamal Bittar
Na reunião, que contou com a participação do presidente em exercício da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rodrigo Delmasso, o deputado distrital Martins Machado, o presidente e Vice Presidente da Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil-China, Bobby Chi e Filipe Marin Rocha.
O objetivo desta reunião é esperar que, através dos recursos da Câmara CDNBC, as empresas brasileiras e as chinesas possam estabelecer cooperação e trocas técnicas e econômicas, para que as empresas chinesas possam entender profundamente os fundamentos e o potencial de investimento da indústria brasileira e buscar oportunidades de desenvolvimento comuns.

 

19/02/2020 ”recibem a vista da Genival Prates Alves, prefeito de Bento de Abreu, São Paulo,

 

O prefeito Genival Prates Alves visitarou a Câmara de Desenvolvimento e Negócios Brasil China (CDNBC). O presidente da câmara de comércio  CDNCB Bobby chi e o vice-presidente receberam pessoalmente. Durante a reunião, o prefeito de Genival apresentou o futuro planejamento e desenvolvimento da cidade de Bento. Desenvolvimento, espero que a Câmara de Comércio CDNCB  possa fornecer mais canais e recursos para a cidade de Bento de Abreu para ajudar a desenvolver a economia.

 

prefeito bentodeabreu 02.jpg
brasilia cidade .jpg
No dia 20 de outubro do ano 2019, Câmara de Desenvolvimento e negócio Brasil China  e a Câmara  Legislativa de Brasília assinaram um acordo de cooperação no evento  24ª MIF Macau
 
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou uma lei que torna Brasília e Macau, na China, cidades-irmãs. O projeto, de autoria do deputado Rodrigo Delmasso, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quinta-feira (22/10). e notificou a Embaixada do Brasil na China e os Consulados-Gerais do Brasil na China.

Fonte : https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2020/10/4883879-brasilia-e-declarada-cidade-irma-da-cidade-de-macau-na-china.html