Oportunidade de Negócios

 

 

O projeto de Central tratamento de resíduos urbanos

 

 

O Brasil teria, de fato, um bom sistema de gestão de resíduos sólidos. No entanto, para atingir esse estágio, muitos entraves precisam ser superados.

Algumas ações de curto prazo já podem ser iniciadas, ancoradas em instrumentos de planejamento e contratações de longo prazo, capazes de integrar as diferentes esferas do poder público e perpassar os ciclos políticos.

A criação de uma taxa vinculada à prestação

do serviço é uma ação fundamental para proOver sustentabilidade financeira à gestão dos resíduos.

É também urgente a revisão e publicação do plano nacional (Planares), além do apoio dos estados na elaboração de planejamento regional e na articulação entre as regiões.

Cabe disciplinar, regular e incentivar a formação de consórcios municipais e a instituição

 

Outras medidas precisam de um prazo maior para estruturação, como a coleta seletiva combinada com logística reversa e atividades de aproveitamento econômico do resíduo – em especial pela geração de energia por meio do RSU, que impacta a matriz energética do

país.

As grandes mudanças estruturais capazes de transformar o setor, porém, concentram-se na implementação da responsabilidade compartilhada e de instrumentos de políticas públicas que promovam incentivos para o engajamento das empresas e dos cidadãos na

geração e gestão dos resíduos.

 

Desenvolvimento de projeto de tratamento de resíduos no Brasil e as leigilações :

 

O aumento do consumo no país tem gerado um número crescente de resíduos per capita, entre embalagens, componentes e outros. Porém, como insumos industriais, acabam desperdiçados quando descartados sem destinação ambientalmente adequada. 

Os prazos revisados da PNRS para as capitais e regiões metropolitanas adequarem a disposição final de seus RSU se encerraram em julho de 2018, e o de municípios com mais de 100 mil habitantes, em julho de 2019. Cidades menores, entre 50 e 100 mil habitantes, têm prazo até julho de 2020, enquanto os municípios com menos de 50 mil habitantes, até julho de 2021. 

No entanto, de maneira coletiva, uma gama de municípios grandes e pequenos tem descumprido a legislação, tentando adiar a obrigatoriedade dessas ações, sob alegação feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) de que é necessário maior apoio financeiro e suporte técnico por parte do governo federal para o cumprimento integral da política. Recentemente, o texto do novo marco legal do saneamento, ainda a ser sancionado2, incluiu uma nova prorrogação dos prazos para 2021, para capitais e suas regiões metropolitanas, e até 2024, para municípios com menos de 50 mil habitantes.

 

Nos últimos anos, o governo chinês atribuiu grande importância à orientação e ao desenvolvimento da indústria de proteção ambiental, e a tecnologia de tratamento de resíduos avançou rapidamente e atingiu o nível mundial.

As tecnologis são tratamento de resíduos domésticos, tratamento de resíduos de cozinha, tratamento de lamas, resíduos perigosos, resíduos médicos e outros resíduos sólidos relacionados com tecnologias de tratamento abrangente da cadeia industrial. 

Tecnologias essenciais, como geração de energia por incineração de resíduos

 

Todos os estados e cidades fazem uso racional de fundos limitados de desenvolvimento urbano e a introdução da tecnologia chinesa de coleta de lixo e proteção ambiental é a tendência futura de desenvolvimento urbano.

 

1. Por meio de aprovação legal, apresentar empresas chinesas de proteção ambiental para participarem de projetos de construção de proteção ambiental urbana.

2. As empresas locais e as empresas chinesas de proteção ambiental cooperam para realizar projetos governamentais de construção de proteção ambiental urbana.

3. O Banco Nacional de Desenvolvimento subsidia e incentiva empresas locais a participarem de projetos de construção de proteção ambiental urbana, adquirindo equipamentos centrais de geração de energia para incineração de resíduos e operações de projetos de geração de energia para incineração de resíduos da China

 

 

Tecnologias para o gerenciamento de resíduos

 

Coleta.png
reciclagem.png

Usina de centro tratamento de resíduos Zhuhai China

SUS enviromento.jpg

Usina de centro tratamento de resíduos  Hefei China

636590571608319055.jpg
Processo tratamento residuos.png
CDNBC_06.jpg

SEJA NOSSO PARCEIRO

 

Nova proposta de trabalho no Mercado Chinês, seja associado CDNBC em 2019.