Brasília é declarada cidade-irmã da cidade de Macau, na China
A lei está publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (22/10)
O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou uma lei que torna Brasília e Macau, na China, cidades-irmãs. O projeto, de autoria do deputado Rodrigo Delmasso, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), desta quinta-feira (22/10).
De acordo com o texto, o Governo do Distrito Federal (GDF) e entidades semelhantes ficam responsáveis por firmar propostas, convênios ou ajustes que deem eficácia à declaração de irmandade da capital com a região administrativa da China.
A relação entre duas cidades é uma relação que independe do governo federal. Assim, quando duas cidades se tornam irmãs, elas estabelecem um laço de cooperação que abrange âmbitos como cultura, saúde, educação, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Para que duas cidades sejam declaradas irmãs, os dois municípios precisam ter características semelhantes, como número de habitantes, tamanho e setor econômico, podendo até mesmo considerar possíveis problemas e fatos históricos. Após o reconhecimento, os governos locais levantam diversos protocolos para troca de experiências como investimento de projetos e intercâmbio de estudantes ou empresários.